Fragmentos no Globoplay: Voltei Pra Você (1983/84)

Produção esquecida e nunca reprisada da década de 1980, a novela Voltei Pra Você retorna hoje (24/06), definitivamente pelo projeto “Fragmentos” do Globoplay. Produzida e exibida pela emissora em sua tradicional faixa das 18 horas, de 10 de outubro de 1983 a 16 de março de 1984, em 140 capítulos, essa trama focalizada na cidade histórica mineira de São João Del Rei ficou marcada pela troca de seus autores e insatisfação de Benedito Rui Barbosa, o substituto do autor original, Teixeira Filho, com o folhetim. Entretanto, o público de novelas torcia há tempos para uma reprise da produção, o que não vai ser possível devido aos poucos capítulos que restaram do enredo: apenas 6. Ainda assim, vale relembrar 9 curiosidades da obra que teve a direção de Gonzaga Blota (também diretor geral), Ary Coslov, Atílio Riccó e Jayme Monjardim e um elenco de nomes como Paulo Castelli, Cristina Mullins, Castro Gonzaga, Nelson Xavier, Paulo Figueiredo, Leonardo Villar e Neuza Amaral, entre outros, com os devidos motivos para acompanha-la novamente dentro da plataforma on-demand global.

Cristina Mullins (foto acima) interpretou Pituca em Voltei pra Você. Obra clássica dos anos 1980 retorna em fragmentos através do Globoplay. (Foto: Nelson Di Rago/Globo)

1- A Globo convocou o autor Teixeira Filho para realizar uma novela que tivesse como locação a cidade histórica mineira de São João Del Rei. Teixeira conheceu o local e escreveu a sinopse do enredo.

2- A trama já estava em pré-produção, com locações em São João Del Rei determinadas e um elenco pré escalado (conforme relatado no jornal Última Hora), quando o novelista ficou doente. A solução para o problema foi chamar às pressas Benedito Ruy Barbosa para elaborar uma nova história focalizada na cidade mineira. Teixeira Filho morreu, de insuficiência respiratória, no ano posterior, em abril de 1984, pouco mais de um mês depois do final da novela.

3- A boa concepção de início não foi o suficiente para o sucesso do folhetim e Voltei pra Você deixou a desejar. Assim, Benedito terminou não repetindo o sucesso de Cabocla (1979) e Paraíso (1982), suas últimas produções no horário das seis. (Site Teledramaturgia)

4- Esta foi a novela que o autor Benedito Ruy Barbosa mais odiou realizar. Foi o que ele disse a André Bernardo e Cíntia Lopes para o livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”: “Escrevi uma novela para um elenco que não tinha escolhido, ambientada em um cenário que não era o meu. (…) Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Pergunta para a minha mulher. Ela guardou todas as garrafas para me mostrar no final da novela. Quando vi, nem acreditei!”

Serelepe (Paulo Castelli) e Dr. Camargo (Paulo Figueiredo) em cena de Voltei Pra Você. Exibida às 18h, folhetim foi uma experiência traumática para o seu autor, Benedito Rui Barbosa. (Foto: Nelson Di Rago/Globo)

5- Voltei pra Você retratou a mineira São João Del Rei como grande ponto turístico e cultural e divulgou o trabalho da Fundação Roberto Marinho na restauração de obras e monumentos artísticos da cidade. As cenas externas da novela foram gravadas em Minas Gerais e em uma fazenda do estado do Rio de Janeiro. (Site Memória Globo)

6- Para se aprofundar sobre a rotina e os costumes de São João Del Rei, Benedito Ruy Barbosa ficou dez dias na cidade mineira explorando os lugares curiosos e falando com os moradores à procura de suas histórias e experiências pessoais.

7- Em Voltei pra Você, o escritor trouxe de volta seis personagens: Pituca (Cristina Mullins), Serelepe (Paulo Castelli), coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), Padre Santos (Percy Aires), Zelão (Nelson Xavier) e Tuim (Cosme dos Santos), que tinham realizado ‘Meu Pedacinho de Chão‘, novela de sua autoria, mostrada de forma simultânea pela Globo e pela TV Cultura de São Paulo, em 1971.

8- O casal Curió e Dona Paciência, interpretados por Ruy Rezende e Maria Alves, foi um dos destaques da novela.

A atriz Neuza Amaral (foto acima) fez a personagem Maruca em Voltei Pra Você. Situada em São João Del Rei, cidade histórica de Minas Gerais, folhetim não foi preservado pela Globo que só conservou 6 capítulos da trama. (Foto: Nelson Di Rago/Globo)

9- A produção foi a primeira novela na Globo da atriz Solange Couto e do ator Paulo Castelli.

Fontes: Sites Memória Globo e Teledramaturgia.

Deixe um comentário