Marron Glacé no Globoplay: 16 curiosidades sobre o clássico

Uma das produções mais nostálgicas da obra de Cassiano Gabus Mendes, a novela Marron Glacé retorna hoje (12/02), definitivamente pelo projeto “resgate de clássicos” do Globoplay. Produzida e exibida pela emissora em sua tradicional faixa das 19 horas, de 6 de agosto de 1979 a 29 de fevereiro de 1980, em 181 capítulos, essa trama inesquecível marcou pelo grande sucesso popular, em uma história que possuía grandes personagens e a comédia escrachada como ingredientes centrais. Ainda, uma direção inspirada e um elenco de nomes como Paulo Figueiredo, Sura Berditchevsky, Ana Lúcia Torre, Armando Bógus, Louise Cardoso, Laerte Morrone, Mila Moreira, Maria Alves, João Carlos Barroso, Denise Dumont, Ricardo Blat, Myrian Rios, Tereza Rachel, Lima Duarte e Yara Cortes nos papeis principais, garantiram o êxito da narrativa. Por isso, vale relembrar 16 curiosidades desta novela marcante, com os devidos motivos para acompanha-la novamente dentro da plataforma on-demand global.

Lima Duarte interpretou o sensível garçom Oscar em Marron Glacé. Novela de sucesso da obra de Cassiano Gabus Mendes retorna hoje no Globoplay. (Foto: Reprodução/TV Globo)

1- Outro sucesso de Cassiano Gabus Mendes, do mesmo universo onde comumente residiam seus personagens. A ideia da novela surgiu quando o autor era dono de uma boate em São Paulo, o Dobrão. “Nessa época, pude observar atentamente o trabalho dos garçons e veio a vontade de escrever sobre eles”, comentou Cassiano quando Marron-Glacé estreou. (Site Teledramaturgia)

2- A figurinista Maria Lúcia Areal buscou a moda do final da década de 1970 para trajar os personagens de Cassiano Gabus Mendes. As camisetas listradas e camisas lisas, hits da estação, faziam sucesso na figura do notável cirurgião plástico Fábio Carlos (Jorge Botelho). A secretária Érica (Mila Moreira), por sua vez, esbanjava elegância com blusas e chemises de seda pura e túnicas de malha.

3- Para auxiliar na criação do bufê Marron Glacé, Mário Barrielo elaborou os cenários que fazem parte da casa, com a projeção de uma cozinha, salas e quartos, todos reais e fixos, o que encurtou o tempo de montagem e mudança constante, usual quando se grava em estúdio.

4- As cenas produzidas no bufê Marron Glacé eram realizadas numa casa alugada na Estrada das Canoas, no Rio de Janeiro. Este foi o recurso que o diretor Gracindo Jr. achou para desviar da falta de estúdio disponível na emissora naquele período. Com isso, Marron Glacê estreou com aproximadamente 30 capítulos já elaborados, feito que não era usual.

Érika (Mila Moreira) e Nestor (Armando Bógus) em Marron Glacé. A trama ficou marcada pela comédia escrachada e um elenco repleto de boas interpretações. (Foto: Reprodução/TV Globo)

5- Alguns destaques do elenco foram Yara Côrtes e Lima Duarte, ela como a simpática Madame Clô e ele como o sensível garçom Oscar. Também um ótimo momento para Laerte Morrone como o afetado garçom Waldomiro, responsável por diversas cenas divertidas em sua primeira novela na Globo.

6- Lima Duarte e Armando Bógus realizaram um curso básico de garçom para realizar seus papéis. (Site Memória Globo)

7- O estilista Clodovil Hernandes realizou uma participação especial na trama como ele próprio. Seu personagem era amigo de Érica, papel de Mila Moreira.

8- Falando em Mila Moreira, esse foi o primeiro trabalho da atriz que na época atuava como modelo. Ela era creditada na abertura somente como “Mila”.

9- Marron-Glacé foi a única novela do início ao fim da comediante Ema D´Avila (irmã de Walter D´Avila).

10- A partir do capítulo 34, a dupla de diretores Gracindo Jr. e Sérgio Mattar foi trocada por Gonzaga Blota e Walter Campos.

Sura Berdtchevsky foi Vanessa, protagonista da novela das sete exibida nos anos 1970. A figurinista Maria Lúcia Areal buscou a moda do final da década para trajar os personagens de Cassiano Gabus Mendes. (Foto: Reprodução/TV Globo)

11- A abertura marcou época: fotos, selos, pinturas, bordados e imagens de borboletas coloridas, pulando na tela ao som da dançante música “Marron-Glacé”, feita especialmente para a novela por Guto Graça Mello (que também assinou a direção musical da trama), Mariozinho Rocha e Renato Corrêa, e que tornou célebre o cantor e bailarino Ronaldo Resedá. (Site Teledramaturgia)

12- Por conta do sucesso da novela, foi vendida nas bancas de revistas o Livro de Receitas Marron-Glacé, com 135 receitas da cozinha francesa.

13- Depois do final da novela, alguns garçons de Marron-Glacé realizaram uma participação especial no primeiro capítulo da trama seguinte, “Chega Mais“, trabalhando na recepção do casamento dos protagonistas dessa novela, Tom e Gelly (Tony Ramos e Sônia Braga). Ainda, a atriz Yara Côrtes também gravou como Madame Clô para a novela substituta no horário, em um tipo de crossover que se tornou habitual entre as novelas das sete da década de 2010.

14- A Rio Gráfica Editora lançou, em 1985, a versão em romance de Marron-Glacé na coleção “As Grandes Telenovelas”, 12 adaptações de novelas em livretos comercializados nos supermercados com a marca do sabão-em-pó Omo.

15- A obra escrita por Cassiano Gabus Mendes também foi reprisada entre março e agosto de 1982, às 13h45, em ‘Vale a Pena Ver de Novo’.

Yara Côrtes como a simpática Madame Clô foi um dos destaques do elenco. Saudosa novela foi reapresentada somente uma única vez em Vale a Pena Ver de Novo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

16- ‘Marron Glacé’ foi exibida na Itália, Portugal e Suíça, entre outros países.

Fonte: Site Memória Globo e Teledramaturgia.

Um comentário em “Marron Glacé no Globoplay: 16 curiosidades sobre o clássico

Deixe um comentário