Labirinto no Globoplay: 10 curiosidades sobre a minissérie

Marcada por uma trama policial repleta de ação, a minissérie Labirinto retorna hoje (05/02), definitivamente pelo Globoplay, plataforma de streaming pertencente à Rede Globo. Produzida e exibida originalmente pela emissora de 10 de novembro à 17 de dezembro de 1998, em 20 capítulos, a obra marcou por confundir o telespectador e, por isso, não foi um grande êxito como outros trabalhos de Gilberto Braga, seu autor. Com um elenco de peso, a minissérie marcou mesmo pela sua excelente escalação, com nomes já conhecidos de Braga como Malu Mader, Fábio Assunção, Isabela Garcia, entre outros. Por isso, vale relembrar 10 curiosidades sobre a minissérie de 1998 com os devidos motivos para assisti-la novamente através da plataforma on-demand global.

Fábio Assunção (foto acima) interpretou André Meireles, protagonista da minissérie “Labirinto”. Exibida em 1998, trama foi marcada por ação policial e elenco estelar. (Foto: Reprodução/TV Globo)

1- Labirinto marcou a volta de Gilberto Braga à televisão, depois de quatro anos ausente.

2- Uma trama policial cheia de ação e pistas falsas que confundiu o telespectador. Desta vez, Gilberto Braga não conseguiu segurar o público com o “Quem matou?” – diferente do que acontecera em Água Viva (1980) e Vale Tudo (1988). (Site Teledramaturgia)

3- Malu Mader e Isabela Garcia conquistaram êxito com seus personagens, como Paula Lee e Yoyô, respectivamente. Elas fizeram papéis diferentes de tudo que tinham realizado até aquele momento em televisão.

4- O diretor Dennis Carvalho realizou uma participação rápida como um fotógrafo de famosos. O escritor Paulo Coelho e o roteirista Doc Comparato também fizeram participações especiais no enredo como eles próprios.

5- Gilberto Braga afirmou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo, que não curtiu algumas das cenas de ação da minissérie: “Eu não devia ter escrito cenas tão difíceis de ser realizadas. Eu delirei. Achei que podia fazer cenas de O Fugitivo [filme de 1993] na televisão, e saiu meio pobre para o meu gosto.”

Ricardo Velasco (Antônio Fagundes) e Paula Lee/Ângela Bonfim (Malu Mader) em cena de “Labirinto”. Elenco estelar de nomes conhecidos de Gilberto Braga marcou positivamente a minissérie. (Foto: Reprodução/TV Globo)

6- Além de Malu Mader e Isabela Garcia, a atriz Alice Borges também se destacou na minissérie como Nieta, uma divertida ricaça devoradora de homens que se achava irresistível. Na exibição do capítulo 9, em 27/11/1998, Nieta (Alice Borges) proferiu um sonoro “cu de Judas”, palavrão inédito na TV brasileira. (“Almanaque da TV”, Bia Braune e Rixa)

7- As primeira cenas de Labirinto foram gravadas em Salvador (BA), para onde uma equipe de 90 pessoas viajou. O Iate Clube de Niterói, o Iate Clube do Rio de Janeiro e o Jóquei Clube também serviram como locações para a minissérie. (Memória Globo)

8- Os figurinos, elaborados por Marília Carneiro e Vânia Mourão, mostravam luxo, com aspecto clean e elegância. Assim como o figurino, a direção de arte e a cenografia também foram primordiais para o aspecto requintado da minissérie. Todos os 26 grandes cenários foram projetados somente uma vez, ao contrário do que acontece nas novelas, quando são diariamente montados e desmontados.

9- A minissérie foi comercializada para países como Honduras, Nicarágua, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela.

André (Fábio Assunção) e Sílvio (Buza Ferraz) em cena de “Labirinto”. Minissérie que completa 26 anos em 2024 retorna hoje no Globoplay. (Foto: Reprodução/TV Globo)

10- Labirinto foi reprisada de 08 a 28 de fevereiro de 2005, no Multishow (canal de TV paga pertencente à Rede Globo), em comemoração aos 40 anos da emissora. Foi reapresentada também pelo Viva (canal também pertencente à Globo), em duas oportunidades : entre 07 de novembro e 02 de dezembro de 2011, e entre 14 de abril e 10 de maio de 2014.

Fontes: Sites Memória Globo e Teledramaturgia.

Deixe um comentário