Malhação.com (1998-99) no Globolay: 8 curiosidades da temporada interativa do seriado

Popularmente chamada de Malhação.com, a quinta temporada do seriado de televisão Malhação, retorna hoje (29/01), definitivamente pelo Globoplay, plataforma de streaming da TV Globo. Produzida e exibida de 5 de outubro de 1998 a 15 de outubro de 1999, o enredo escrito por Andréa Maltarolli com a colaboração de Glória Barreto, Maria Mariana, Mariana Mesquita, Patrícia Moretzsohn, Ricardo Hofstetter e Yoya Wursch, com a supervisão de texto de Charles Peixoto, Miguel Paixa e Ronaldo Santos e a direção geral de Flávio Colatrello Jr., foi marcada pela proposta de mostrar a história dos alunos da academia pela internet, onde Mocotó (André Marques), liderava uma espécie de retrospectiva dos melhores momentos do programa, o que se mostrou inviável com o passar dos meses. Com isso, o enredo voltou a centralizar a sua trama em um contexto de narrativa folhetinesca como era realizado anteriormente. Portanto, vale relembrar 8 curiosidades do quinto ano do seriado teen, com os motivos para acompanha-la novamente através da plataforma on-demand global.

Um dos personagens mais lembrados da novelinha adolescente, Alexandre Ferreira, o Mocotó, foi o protagonista da quinta temporada de Malhação, intitulada como Malhação.com. (Foto: Reprodução/TV Globo)

1- Em 5 de outubro de 1998, começou antecipadamente a fase 1999 do seriado que experimentava um novo formato – chamada de Malhação ao Vivo ou Malhação.com. Com a proposta de retratar a história dos alunos da academia pela internet, Mocotó (André Marques) liderava uma espécie de retrospectiva dos melhores momentos de Malhação, com o começo através de um álbum de lembranças virtual. A atração era apresentada ao vivo, do quarto de Mocotó, o “Muquifo”, como era denominado pelo personagem.

2- Malhação passou a ser apresentada ao vivo, com um cenário único, um quarto. O programa passou a contar com a participação dos telespectadores, que davam opiniões por meio do telefone e da Internet. Para isso foi criada uma homepage estimulando a interatividade entre o público.

3- Um internauta, identificado com o nickname Fernando Henrique Cardoso (nome do presidente do Brasil na época), digitou diversas vezes a frase “Roberto Marinho traficante!“. O insulto ao proprietário da Rede Globo foi realizada por inúmeras vezes e André Marques chegou a pedir calma ao telespectador. (portal Notícias da TV, 24/05/2023)

4- Alguns intérpretes da temporada anterior continuaram nesta nova fase da novelinha. Foi os casos de Isadora (Luiza Mariani), Flávia (Daniele Valente), Barrão (Bruno Gradim) e Cacau (Juliana Baroni), que dividiram a cena com Mocotó (André Marques).

Isadora (Luíza Mariani), Cacau (Juliana Baroni), Barrão (Bruno Gradim), Flávia (Dani Valente) e Tadeu (Alexandre Barillari) fizeram parte da quinta temporada de Malhação. Nessa nova fase, interatividade com o público e programa ao vivo foram alguns dos destaques. (Foto: Reprodução/TV Globo)

5- O primeiro assunto a ser debatido foi a difícil situação onde os filhos deixam a casa dos pais. As cenas de arquivo da primeira temporada do seriado – em que o próprio Mocotó sai de casa para fugir da madrasta – estabeleceram o mote central desse episódio.

6- No decorrer das semanas, outros personagens foram vistos no muquifo de Mocotó para revisitar antigas tramas vividas na academia, como Romão (Luigi Baricelli), Fabinho (Bruno de Luca), Bróduei (Fabiano Miranda) e Magali (Daniela Pessoa).

7- No começo, o palco dos debates interativos foi projetado nos estúdios da Globo no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul no Rio de Janeiro. A partir de novembro de 1998, Malhação.com passou a contar com uma estrutura cenográfica criada na Central Globo de Produção (Projac): um bar e um prédio em degradação, a qual antes tinha a academia e que, aos poucos, foi ocupado pelos personagens e modificado em centro cultural.

Mocotó (André Marques), Fabinho (Bruno de Luca), Isadora (Luíza Mariani), Flávia (Dani Valente), Cacau (Juliana Baroni), Barrão (Bruno Gradim) e Tadeu (Alexandre Barillari) em cena de Mlahação.com. Atração retorna hoje no Globoplay. (Foto: Reprodução/TV Globo)

8- Com o novo formato, a trilha sonora da atração também foi reformulada onde, entre outras canções, estavam “Pega Leve“, de Muamba; “Heloísa, Mexe a Cadeira“, de Vinny; “Pink“, do Ultra Red; “How It’s Going To Be“, da banda Third Eye Blind; “Proibida pra Mim“, dos santistas do Charlie Brown Jr; “Antes Que Seja Tarde“, de Pato Fu; “Hip Hop Rio“, de Planet Hemp; “Vamo Falá!“, da dupla PMC & DJ Deco Murphoy, e “My Bonnie“, do Ultraje a Rigor.

Fontes: Sites Memória Globo e Teledramaturgia.

Deixe um comentário