Cultura Pop: Fascinação (1998)

Produzida e exibida pelo SBT e ambientada nos anos 1930, a novela Fascinação terminava há 25 anos pela TV de Sílvio Santos como uma trama marcante, sendo lembrada principalmente por uma suposta exigência de Silvio Santos a Walcyr Carrasco, autor da trama, para realizar um folhetim na emissora devido ao novelista ter escrito uma novela na concorrente enquanto era contratado pelo canal do “Dono do Baú”. Retratando a história de amor entre Clara (Regiane Alves) e Carlos Eduardo (Marcos Damigo), dois jovens que precisam enfrentar vários obstáculos e desencontros para viverem o seu amor, a obra de época exibida entre 25 de maio a 6 de novembro de 1998, em 142 capítulos, com autoria de Walcyr Carrasco e a direção de Antonino Seabra, Jacques Lagôa e Henrique Martins (também diretor geral), teve ainda a participação de nomes como Regiane Alves, Marcos Damigo, Heitor Martinez, Samantha Monteiro, Luiz Carlos de Moraes, Malu Pessin e Glauce Graieb nos papéis centrais, que abrilhantaram ainda mais o folhetim. Assim, vale relembrar o enredo, bastidores e curiosidades desta trama clássica da nossa cultura pop e que marcou a história da teledramaturgia do SBT no fim do século passado.

Regiane Alves (Clara) e Marcos Damigo (Carlos Eduardo) formaram o par romântico central da novela Fascinação. Obra escrita por Walcyr Carrasco completa 25 anos do seu final em 2023. (Foto: Reprodução/SBT)

Enredo

Nos anos de 1930, Clara (Regiane Alves), filha de um carroceiro, apenas conseguiu estudar porque possuía uma bolsa ofertada pela própria escola. Durante o baile de formatura, ela encontra Carlos Eduardo (Marcos Damigo), com quem dança e sai para conversar. De maneira imediata, aparece uma cigana que afirma que eles foram feitos um para o outro. Os dois terminam apaixonados, porém, a mãe do rapaz, a prepotente Melânia (Glauce Graieb), não aceita o enlace, pois Clara é de origem humilde.

Tempos depois, Carlos Eduardo fica sabendo o local a qual Clara trabalha e a aguarda em uma estrada próxima. Eles conversam e iniciam um namoro, porém, não esperavam que o romance entre os dois fosse ameaçado por Melânia que, devido a situação financeira difícil que sua família enfrentava, faz com que o rapaz se aproxime de Berenice (Samantha Monteiro), uma moça rica que está realmente apaixonada por seu filho, mas não demonstra o sentimento por ter baixa autoestima. Melânia, então, a convence a investir no herdeiro e afirma que aceita de bom grado o casamento dos dois. Já Berenice permite ser jogada para os braços do rapaz, mesmo sendo a melhor amiga de Clara. Ela não possui a menor ideia que o seu amado nutre uma paixão por por sua amiga.

Carlos Eduardo promete casamento a Clara e ela, encantada pelo rapaz, em um dia de muita chuva, aceita entrar no carro dele. Mas o rapaz dissimula um problema no motor e os dois acabam presos em uma estrada deserta. Se aproveitando da situação, ele pede uma prova de amor e os dois acabam se deixando levar pela paixão que sentem um pelo outro. Após algumas semanas, Clara percebe que está grávida e é banida de casa pelo pai. Enquanto isso, Melânia arquiteta um plano para separar Carlos Eduardo e Clara.

No início de sua carreira em televisão, a atriz Mariana Ximenes (foto acima) fez a jovem e bela Emília em Fascinação. Produção “sbtista” apostava novamente na fórmula de fazer enredos baseados em novelas mexicanas melodramáticas e filmes água com açúcar. (Foto: Reprodução/SBT)

A malvada contrata o ganancioso Alexandre (Heitor Martinez) para fingir ser o pai do filho de Clara e, em seguida, Carlos Eduardo presencia um encontro entre os dois. Desapontado, o moço se entrega a Berenice e abdica do amor de Clara. Depois de diversos acontecimentos, Clara é levada para um bordel por Alexandre e compelida a ficar ali sob a ameaça de jamais ver seu filho. No entanto, Clara vai procurar escapar, encontrar o filho e conquistar outra vez o seu grande amor.

Produção

Boatos da época apontavam que Silvio Santos teria mandado Walcyr Carrasco escrever Fascinação para o SBT, afim de puni-lo, uma vez que o proprietário da emissora constatou que o autor escrevia Xica da Silva sem ninguém saber para a TV Manchete (entre 1996 e 1997, sob o pseudônimo de Adamo Angel). O novelista ainda possuía contrato fixo com o SBT no período.

Ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”, de André Bernardo e Cíntia Lopes, Carrasco apontou que Fascinação não foi fruto de uma exigência do SBT, mas em consequência de um novo contrato com o canal, dessa vez como autor de novelas (o contrato que ele anteriormente tinha era de assessor do departamento de dramaturgia).

Bastidores e Curiosidades

Fascinação foi produzida às pressas para ser lançada no mesmo dia que Torre de Babel, na Globo no final de maio de 1998). Enquanto a atração da concorrente arriscava no realismo, a aposta do SBT era buscar novamente a fórmula de novelas mexicanas melodramáticas e filmes água com açúcar.

A trama foi o primeiro folhetim brasileiro a usar ponto eletrônico para os atores realizarem seus personagens. Nilton Travesso e outros profissionais, que desde 1994 eram contratados pelo SBT, deixaram o núcleo de dramaturgia da emissora alegando a desaprovação aos métodos latinos e tramas que o canal se dispunha a fazer. (Elmo Francfort para o portal Sampaonline)

A obra foi a novela de estreia das atrizes Mariana Ximenes e Regiane Alves.

Regiane Alves (foto acima) como a encantadora, bela e determinada Clara, protagonista de Fascinação. Com direção geral de Henrique Martins, novela foi uma imposição de Silvio Santos, segundo boatos, para Walcyr Carrasco, após ele realizar uma trama de sucesso na concorrente. (Foto: Reprodução/SBT)

Abertura

A abertura de Fascinação, exibida pelo SBT, apresentava a cantora Nana Caymmi em um estúdio de gravação, entoando a regravação da linda canção título da novela, “Fascinação“, enquanto aparecem cenas do casal protagonista da produção, Clara (Regiane Alves) e Carlos Eduardo (Marcos Damigo). Ao final da vinheta, Clara aparece olhando fixamente para a câmera e, em seguida, aparece o logo da novela.

Trilha Sonora

A trilha sonora única de Fascinação (Fascination) foi produzida por José Henrique e Cayon Gadias (também diretor musical) e tinha como destaques em sua trilha sonora as canções: “Carinhoso”, sucesso interpretado por Elis Regina; “Adeus”, do compositor e cantor Toquinho; uma nova versão do clássico “Rancho Fundo”, parceria de Ney Matogrosso e Rafael Rabello; “Inquietação”, da agora saudosa Gal Costa; “Da Cor do Pecado”, uma parceria especial de Nara Leão e Roberto Menescal, além do tema de abertura, “Fascinação (Fascination), intepretado por Nana Caymmi, entre outras. A capa do álbum foi estampada pela atriz Regiane Alves, intérprete da personagem principal da novela, Clara.

Audiência

Fascinação teve um período de audiência razoável: 10 pontos, quando a meta esperada era 7. A trama competia diretamente com Torre de Babel, novela das 20h da época que, em seu começo, padeceu da antipatia do público.

Contudo, a concorrente direta da novela global – que tirava a audiência da “vênus platinada” de maneira exponencial– era o programa popularesco Ratinho Livre, da Record TV. A partir de 08 de setembro de 1998, Ratinho (pseudônimo do apresentador Carlos Roberto Massa), foi contratado pelo SBT e lançou o Programa do Ratinho para concorrer diretamente com Torre de Babel, o que fez com que o horário de exibição de Fascinação fosse mudado, para as 21h20, após o Ratinho e da novela global.

Exibição

Fascinação foi lançada às 20h30, mas o horário foi alterado durante a narrativa (para as 20 horas) quando Ratinho foi contratado pelo SBT, utilizando essa faixa.

Clara (Regiane Alves) e Carlos Eduardo (Marcos Damigo) em cena da novela. Obra foi lançada às pressas para competir com Torre de Babel, enredo da Globo, mas seu horário não foi mantido por conta de outra atração de sucesso da emissora paulista. (Foto: Reprodução/SBT)

Reprises

A novela retornou em duas oportunidades: de 05 de janeiro a 23 de abril de 2004, às 16h15 e às 16h45, e de 21 de novembro de 2011 e 06 de março de 2012, às 15h15.

Fonte: Site Teledramaturgia.

Deixe um comentário