Sex Appeal no Globoplay: 12 curiosidades sobre a minissérie

Exibida originalmente em 1993, a minissérie Sex Appeal retorna hoje (20/12), definitivamente no catálogo do Globoplay para todos os assinantes da plataforma de streaming da Rede Globo. Produzida e exibida pela emissora entre 1° de junho a 2 de julho de 1993, em 20 capítulos, essa trama “noventista” escrita por Antônio Calmon, e dirigida por Ricardo Waddington e Ary Coslov, marcou não apenas por detalhar os bastidores das passarelas mas também por revelar diversos talentos promissores que figuraram constantemente nas novelas posteriores globais, como foi o caso das atrizes Luana Piovani (Angel), Camila Pitanga (Vilma), Carolina Dieckmann (Claudinha) e Danielle Winits (Eva). Ainda, no elenco, nomes de peso participaram da produção e abrilhantaram o elenco como Elizabeth Savalla, Dennis Carvalho, Mário Gomes, Betty Lago, Cleide Yáconis, Armando Bógus, Walmor Chagas, entre outros. Por isso, vale relembrar 12 curiosidades desta minissérie marcante com as devidas razões para acompanhá-la novamente dentro da plataforma digital on demand global.

Veja Carol Dieckmann, Dani Winits, Camila Pitanga e Luana Piovani em 'Sex  appeal' - Telinha - Extra Online
Claudia Rangel (Andrea), Carolina Dieckmann (Claudinha), Danielle Winits (Eva), Camila Pitanga (Vilma), e Luana Piovani (Angel) interpretaram as cinco protagonistas da trama. (Foto: Reprodução/ Acervo: TV Globo)

1- A minissérie Sex Appeal marcou a estreia na TV Globo de diversos atores, com papéis de destaque inclusive. Nico Puig, Felipe Folgosi, Luana Piovani, Danielle Winits, Carolina Dieckmann, Camila Pitanga, Renata Lima, Ariel Borghi, Claudia Rangel, Luis Cláudio e Isabel Lobo foram os atores/atrizes revelados na trama.

2- Luana Piovani, Camila Pitanga, Danielle Winits, Carolina Dieckmann, Renata Lima e Cláudia Rangel interpretaram as seis protagonistas da minissérie. No enredo, elas são finalistas do concurso para se tornar uma nova supermodelo internacional da agência Sex Appeal. A narrativa, contada em flashback, se inicia pela escolha da vencedora do concurso, que ocorre em São Paulo.

3- As gravações da minissérie foram realizadas em estúdio e privilegiaram um visual urbano, mais precisamente no Rio e em São Paulo.

4- O diretor Gringo Cardia ficou à cargo da coordenação das equipes de cenografia, figurino e produção de arte da produção. 

Elizabeth Savalla (Margarida) foi um dos destaques do elenco principal da minissérie de Antônio Calmon exibida em 1993. (Foto: Reprodução/ Acervo: TV Globo)

5- Para fortalecer o ambiente urbano e contemporâneo da minissérie, a música eletrônica – de Yuri Palmeira e Paulo Henrique, responsáveis pela produção musical – deu a nuance da minissérie de visual pop.

6- A obra não agradou a todos. Segundo o colunista e apaixonado por teledramaturgia Nilson Xavier, Sex Appeal se mostrou “previsível e com tudo já conhecido do telespectador, sem o ‘sex appeal’ do título.”

7- O tema de abertura era Todo Amor É Bom, de Lilith. 

8- A minissérie foi o último trabalho do ator Armando Bógus, que faleceu em 2 de maio de 1993, aos 63 anos, vítima de leucemia. Ele interpretou Baltazar, um cúmplice do homem misterioso vivido por Dennis Carvalho.

Danielle Winits (Eva) ao lado de Esther Góes (Jacqueline) em ‘Sex Appeal’. Relacionamento por interesse para “subir” na carreira foi abordado durante o enredo. (Foto: Reprodução/ Acervo: TV Globo)

9- Reprise 1: Sex Appeal foi reapresentada de 01° a 07 de fevereiro de 2005, no Multishow (canal de TV paga pertencente à Rede Globo), em comemoração aos 40 anos da emissora carioca em sua versão internacional, de 5 capítulos.

10- Reprise 2: A minissérie também foi reprisada entre 15 de fevereiro e 14 de março de 2011, à meia-noite, pelo Viva. Sobre essa segunda reprise no canal por assinatura, vale salientar que a obra foi reapresentada na íntegra, com todos os seus 20 capítulos. Acontece que na apresentação original (1993), dois capítulos foram compactados em um apenas por conta da transmissão de um jogo de futebol. Ou seja, na circunstância foram ao ar 19 dos 20 capítulos escritos e gravados. Então, a Globo exibiu os capítulos 15 e 16 em um só, com uma duração maior, e cortando algumas cenas para não ficar muito grande. Já no Viva, quase 18 anos depois, os capítulos foram exibidos separadamente e na íntegra – o que não ocorreu em sua apresentação original.

11- Reprise 3 – Ainda, foi reapresentada somente para o Distrito Federal durante as eleições municipais de 1996, depois da exibição do Jornal Nacional, visto que não há campanha política em Brasília neste período. Também foi reexibida num compacto de 5 capítulos dentro do quadro Novelão, do programa Vídeo Show, da Rede Globo, de 9 a 13 de novembro de 2015.

No início da carreira, a atriz Luana Piovani interpretou a linda e tímida Angel em ‘Sex Appeal’, uma das protagonistas do enredo. Obra marcante retorna hoje no Globoplay. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

12- Sex Appeal foi vendida para vários países como Bolívia, Canadá, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. 

Fontes: Sites Memória Globo, Teledramaturgia e Wikipédia.

Deixe um comentário