Cultura Pop: Planeta Xuxa (1997-2002)

O programa Planeta Xuxa terminava há 19 anos depois de mais de cinco anos de sucesso nas tardes da Rede Globo. Apresentado por Xuxa Meneguel, dirigido por Marlene Mattos e exibido entre 5 de abril de 1997 e 28 de julho de 2002, a atração tinha como foco principal reunir toda a família durantes às tardes da emissora, onde no começo era apresentado aos sábados. A partir de 19 de abril de 1998, o programa passou a ser exibido aos domingos por conta da Copa do Mundo daquele ano, e assim permaneceu até seu encerramento, em 2002. Com 6 temporadas exibidas e depois de revelar e edificar a carreira de diversos artistas, o programa chegou ao seu final em meio à várias polêmicas nos seus bastidores. Por isso, vamos relembrar a história, as temporadas do programa, curiosidades da produção e entender o motivo do seu cancelamento prematuro (ou não) nas tardes da emissora global.

Planeta Xuxa" figura lista dos desejos do VIVA
A apresentadora Xuxa Meneghel durante gravação do “Planeta Xuxa”. Programa foi exibido pela Rede Globo entre 1997 e 2002. (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Programa

Este foi o segundo programa vespertino de auditório apresentado por uma mulher na televisão aberta brasileira. O primeiro foi o programa Xuxa de 1993, também exibido pela Rede Globo. Naquele final dos anos 90, a disputa era apenas entre homens na animação de programas de auditório. Entre os nomes de destaque da época estavam Silvio Santos, Faustão e Gugu Liberato (1959-2019). Posteriormente, as apresentadoras Márcia Goldschmidt e Eliana trilharam o mesmo caminho de Xuxa e também figuraram nas tardes de domingo da TV brasileira. O programa foi um verdadeiro fenômeno de audiência com médias acima de 21 pontos, por vezes superando o tradicional Domingão do Faustão.

1° Temporada: “Boas notícias” e estreia bem sucedida na grade

A primeira temporada do programa estreou em 5 de abril de 1997, às 16h. As atrações musicais e convidados eram separados por quadros como Top Brasil (em que eram apresentadas as músicas de acordo com as paradas musicais da semana), Lançamento (em que um radialista analisava as novas canções), Temas de Novela, Intimidade, além de videoclipes internacionais.

Nesta primeira fase do programa, o cenário era luxuoso e tinha painéis com imagens da apresentadora em vários momentos da carreira, TVs na parede, jukeboxes, com um DJ residente e diversos elementos que relembravam os programas da apresentadora com os figurinos utilizados e uma foto ampliada da loira que subia durante o primeiro ato do programa. Na parte central do palco, um formato redondo representava o mundo rodeado pelo nome da atração.

Muitas atrações musicais marcaram o primeiro ano do programa. Entre os cantores/grupos mais comuns nesta fase estavam: Daniela Mercury, Cidade Negra, Jota Quest, Ivete Sangalo, Deborah Blando, Netinho, Carlinhos Brown, Grupo Molejo, É o Tchan, Companhia do Pagode, Só Pra Contrariar, Raça Negra e Karametade. Um dos momentos mais habituais era a apresentação de alguns artistas internacionais que estavam de passagem pelo Brasil durante aquele período.

Já em outubro de 1997, houve pequenas reformulações no cenário bem perto da semana da criança. Nessa época, ganhava destaque o álbum Boas Notícias que havia sido lançado naquela mesma semana. O primeiro programa desta reformulação foi exibido ao vivo e reprisado posteriormente. Cinco meses depois, em março de 1998, Xuxa apresentou uma retrospectiva do que havia acontecido nesta temporada, pois a apresentadora estava de férias e o programa estava em processo de mudança para o seu segundo ano na grade da emissora.

A Hora: Planeta Xuxa: o programa que veio para mudar gradativamente a  imagem de Xuxa
Xuxa, as Paquitas e o grupo You Can Dance fazem apresentação de dança no palco da atração semanal que era sucesso de audiência nas tardes globais. (Foto: Reprodução/TV Globo)

2° Temporada: Novo dia e horário e licença-maternidade de Xuxa

A partir desta temporada, o programa mudou de dia e horário, e começou a ser exibido aos domingos, às 14h, horário que permaneceu até seu último programa em julho de 2002.

A segunda fase estreou em 19 de abril de 1998 e foi até o começo do período de licença maternidade da apresentadora. O cenário foi criado por João Cardoso, em que tinha um globo terrestre que se abria automaticamente em gomos, e Xuxa aparecia cantando a música-tema. Além da alteração na maneira como a apresentadora se apresentava para seu público, o cenário ganhou mais profundidade e a sua área ficou bem prática onde toda a extensão do Teatro Fênix foi reaproveitada.

O programa ganhou um salão de beleza onde ocorria o quadro Transformação, atração de maior sucesso do programa. Nesse ano, foram criados quadros novos como o musical “O que é que a gente tem?”; “Viagem Surpresa do Planeta”, onde alguém da plateia focalizado pela câmera ganhava uma viagem para qualquer lugar do Brasil e “Cinderelas do Planeta”, em que garotas de 15 anos realizavam o desejo de dançar a valsa com seus ídolos. As atrações mais assíduas neste período eram as de Vinny, Fat Family, Ara Ketu, Grupo Soweto, Katinguelê, entre outros.

Em agosto do mesmo ano, Xuxa entrou em licença-maternidade. Nesse meio tempo, vários músicos e artistas se alternaram na apresentação do programa: Ivete Sangalo (que apresentou o programa duas vezes), Alexandre Pires, Gabriel o Pensador, Daniel, Grupo Molejo, Netinho, Zezé di Camargo & Luciano, Claudinho & Buchecha, Terra Samba e Tom Cavalcante.

Quando a apresentadora retornou, entre 8 e 15 de novembro de 1998, o cenário sofreu algumas reformulações para promover o álbum Só Faltava Você. No dia 21 de março de 1999, quando completou 100 edições, a versão original da música foi executada em uma edição especial onde reunia momentos de vários programas anteriores.

Veleida Schneider on Twitter: "segue um registro de Ana Maria Braga recem  contratada da Rede Globo, prestes a estrear o Mais Você, com o Louro José,  em 27/06/1999, no sofá do Intimidade
Xuxa Meneghel (à direita) recebe a apresentadora Ana Maria Braga e o fantoche Louro José durante o quadro “Intimidade”, um dos grandes êxitos do programa. (Foto: Reprodução/TV Globo)

3° Temporada: Tom místico e última geração de Paquitas

A terceira temporada começou em 28 de março de 1999 e ficou até 12 de março de 2000. O cenário do programa era aludido a entrada do novo milênio (haviam relógios, signos do zodíaco e estátuas da mitologia) e Xuxa aparecia rodeada com múltiplos efeitos especiais, especialmente quando saía do Globo Terrestre. O cenário, todo reformulado, apresentava tons místicos e pelas paredes foram espalhadas fotos de Xuxa fantasiada como deusas de várias culturas.

Devido ao lançamento do álbum Xuxa 2000, a apresentadora estreou sua nova música: “Vira Vira (Planeta Vira Vira)”, a canção substituiu “Libera Geral” de 1997. Ainda, alguns artistas passaram a se apresentar na plateia. Essa fase do programa é marcada também pela apresentação da última geração de Paquitas.

4° Temporada: Entrevistas internacionais e recorde de audiência

Com início em 19 de março de 2000, nesta temporada o cenário continuou com um tom místico e as mudanças ficaram somente nas iluminações e com a entrada das Garotas do Zodíaco, além da estreia de três novos Papaquitos. A primeira apresentação de Xuxa com as Garotas do Zodíaco foi a música “A Nova Dança”.

Neste período, O jornalista Alex Lerner fazia entrevistas com estrelas da música internacional e personalidades do mundo artístico. Além disso, o programa inovou com quadros nesse ano como “Correndo Atrás do Prejuízo”, que tentava garantir uma grana extra a pessoas com dificuldades financeiras por meio de tarefas definidas pelo programa.

Também nesse ano, marcando a virada do milênio, em 31 de dezembro de 2000, o Planeta Xuxa recebeu, pela primeira vez no programa, a apresentadora Angélica, que aceitou participar do quadro Intimidade. Com isso, o programa alcançou a maior audiência de sua história com 21 pontos no Ibope e 47% de participação.

EGO - Garotas do Zodíaco relembram época do 'Planeta Xuxa' - notícias de  Famosos
Fabiana Telles, Marcella Siede, Marina Azze, Ana Cecília, Danielle Nabor, Sabrina Miragaia, Bianca Barbosa e Danah foram algumas das Garotas do Zodíaco (Foto: Arquivo Pessoal)

5° Temporada: Novos quadros e tragédia com programa matinal

Esta fase marca a superação da apresentadora depois do desastroso final do Xuxa Park (1994-2001) e também do término da 1ª temporada de verão. O programa retornou ao cenário normal mas com mudanças. Dessa vez, o mesmo cenógrafo das fases anteriores, alternou imagens de Xuxa com de crianças e animais em tons felizes. O cenário também acomodava a cabine de um DJ e um video wall de 20m². Ademais, o Globo Terrestre foi retirado do cenário e a apresentadora passou a surgir descendo de uma escada.

Em abril do mesmo ano, o grupo Manos e Minas (composto por Luana Otero, Guilherme Trajano, Gabriel Maciel, Giselle Bezerra, Raul Costa, Lilian Pereira e Eduardo Perin) e os Fortões (composto por Théo Becker e Renato Vianna passaram a compor o programa). As Paquitas 2000 passaram a participar efetivamente do Planeta, e o grupo Garotas do Zodíaco foi desfeito antes do começo desta temporada.

Essa fase também foi marcada por novos quadros como o “Giro do Planeta”, com os repórteres Dudu Miranda, Alex Lerner e a ex-paquita Andréa Veiga, que faziam reportagens nacionais e internacionais sobre diversos assuntos. Além disto, os promoters David Brazil e Amin Khader comandavam a “Redação do Planeta”, que abordava sobre o mundo das celebridades. A dupla ficou conhecida pelo bordão: “Não pode, não pode, não pode…”. No quadro “Endereço do Coração”, Xuxa visitava a casa de amigos famosos: na primeira edição desta etapa da atração, Xuxa foi a Goiás encontrar o cantor Leonardo. Ainda, no quadro “Um Homem na Roda”, um convidado respondia a três tipos de perguntas (profissionais, íntimas e indiscretas) formuladas por três atrizes.

6° Temporada: Polêmicas com Marlene Mattos e fim da atração

A sexta e última temporada, marcou também o último ano de parceria entre Xuxa e Marlene Mattos. Por conta disso, foi a temporada mais curta do programa com início no dia 7 de abril e término em 28 de julho de 2002. A emissora e a apresentadora, em comum acordo, decidiram cancelar o programa. O cenário desta fase foi maior e aludia a uma discoteca. O espaço foi coberto por espelhos e metais, onde produziam efeitos de iluminação e as imagens de Xuxa, que marcavam os cenários anteriores, continuavam em cena, mas foram modificadas. Xuxa surge novamente de uma escada, mas agora em formato de espiral, saindo da bola.

A música-tema desta temporada foi “Conta Comigo” e em alguns programas começou com “Giro do Planeta”. O quadro “Intimidade”, permaneceu e no primeiro programa exibido nesta fase a apresentadora recebeu a atriz Solange Couto (sucesso como Dona Jura da novela das nove da época, O Clone) e os novos quadros “Entre Amigos” e “Espertos do Planeta” foram acrescentados. Esta fase também recebeu dois novos integrantes no grupo dos Papaquitos: o Escorpião (Rafael) e o Ariano (Marcelo).

Produção

Durante os cinco anos de exibição do programa, Xuxa, as Paquitas e os demais assistentes de palco exibiam figurinos ousados e coloridos. Além das roupas e acessórios diversos, a apresentadora também curtia mudar os penteados, como um farto uso de apliques e também marias-chiquinhas. A rainha ficou marcada por um visual diferente a cada semana.

Aberturas

Planeta Xuxa em seu início, no ano de 1997, apresentava uma abertura descontraída e jovem, onde Xuxa dançava ao lado das Paquitas e dos bailarinos do grupo You Can Dance, ao som da música Planeta Xuxa, de Alvaro Socci e Claudio Matta. O cenário da vinheta trazia painéis do programa e mostrava os bastidores das gravações. Xuxa aparecia com sua equipe nos ensaios, sendo maquiada, comendo, e até na sala de controle, ao lado da equipe de produção e dos câmeras.

Esses vídeos mostram a importância que o Xuxa Park e o Planeta Xuxa tiveram  para o funk 90 – Virgula
O cantor Cláudio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Claudinho, foi um dos destaques do programa ao lado do companheiro Buchecha. A música “Conquista” foi a primeira música cantada pela dupla na atração. (Foto: Reprodução)

Na segunda temporada, em 1998, a abertura mostra novamente a Xuxa se divertindo, além de bastidores do programa e a aparição de algumas pessoas que faziam parte do quadro transformação. Xuxa se assusta ao aparecer com vários tipos de aplique no final onde dá um beijo na câmera. O tema desta segunda abertura passou a ser instrumental. Quando a apresentadora retornou da licença-maternidade, a abertura do programa voltou ao formato original no programa do dia 22 de novembro, mas com um remix e outra coreografia.

A terceira temporada, com início em 28 de março de 1999, apresentou uma nova abertura que sincronizava o novo tema do programa (o grupo Fat Family, grande sucesso na época, fazia a introdução da música). Durante a nova coreografia, o elenco aparecia mascarado e usava inúmeros figurinos transparentes onde se revelavam momentos antes da apresentadora sair do Globo Terrestre.

Na quarta temporada, em 2000, a abertura passou a ter créditos com imagens de Xuxa. A loira continua a sair da esfera ao cantar a música-tema que ainda continuava em execução, porém, desta vez, a rainha entrava desfilando com os novos Papaquitos.

Em 2001, em sua quinta temporada, a abertura do Planeta Xuxa foi marcada por um novo remix da música-tema, onde Xuxa faz uma espiã e se filma em várias ocasiões durante as provas de figurino. Depois da apresentadora descer da escada, era executada a música “Giro do Planeta” com a participação do DJ Abdulah. No encerramento, a música “Tem Alguém Cansado Aí?” era executada.

Em 2002, enfim, a última abertura do programa apresentava Xuxa saindo de um helicóptero ao lado de seguranças para realizar uma transformação radical.

Programas Especiais

No dia 11 de outubro de 1997, foi ao ar um programa ao vivo, transmitido direto do Teatro Fênix. Neste dia, Xuxa recebeu diversas atrações internacionais, como a cantora inglesa Lisa Stansfield.

No verão de 2001, Xuxa e Marlene Mattos criaram uma temporada especial de verão do Planeta Xuxa, com o nome de Planeta Verão. Foram produzidas duas temporadas do programa. A primeira em uma ilha, ao qual artistas se hospedavam em clima de reality show com várias câmeras espalhadas no local. As melhores imagens eram reproduzidas durante o programa. Já a segunda temporada, em 2002, transformou o Planeta Verão em um game show, onde situações de treinamento do Exército Brasileiro foram adaptadas como uma competição entre famosos. Esta edição conseguiu estancar em parte a perda de audiência com o passar do tempo do programa atingindo médias acima de 20 pontos.

Quadros Famosos

Um dos quadros de grande importância no Planeta Xuxa era o quadro Intimidade, onde a apresentadora entrevistava convidados e realizava perguntas íntimas. No programa de estreia, o entrevistado foi o ator Marcello Antony mas também passaram pelo sofá do Intimidade personalidades como as atrizes Letícia Sabatella e Arlete Salles, os jogadores de futebol Ronaldo e Renato Gaúcho, o cantor Mark Knopfler, da banda britânica Dire Straits, e até a cantora Madonna, em entrevista exibida em 1998.

Quando completou um ano no ar, o Planeta Xuxa ganhou um salão de beleza, em que ocorria o quadro Transformação, de grande sucesso. Xuxa selecionava pessoas da plateia dispostas a dar uma repaginada no visual, tanto no corte de cabelo quanto no figurino. Semanalmente, quando chegava o momento do quadro, os participantes levantavam as mãos, eufóricos, e acenavam para a apresentadora pedindo para serem os escolhidos.

Em junho de 1998, mais um quadro foi introduzido: Viagem Surpresa do Planeta, em que a câmera focalizava algum participante na plateia que ganhava uma viagem de uma semana para algum ponto turístico brasileiro. O ganhador deveria ter disponibilidade imediata para poder embarcar. 

O melhor caminho para Xuxa é retomar o "Planeta" – Cena Aberta
Xuxa Meneghel e as Paquitas da fase New Generation durante gravação do Planeta Xuxa, (Foto: Reprodução/TV Globo)

Curiosidades

Uma curiosidade sobre o álbum Boas Notícias (1997), lançado no ano de estreia do Planeta Xuxa. A versão demo do tema do programa chegou a ser executada durante as primeiras edições da atração. Esta versão, no entanto, possui alguns acordes divergentes da versão final que está presente no álbum. Depois do lançamento do disco, esta se tornou a versão oficial da trilha do programa.

A primeira edição programa foi marcada pelo lançamento do single “Conquista”, da dupla Claudinho e Buchecha. Semanas depois, a canção se tornaria um dos maiores sucessos de vendagem e de execução nas rádios naquele ano (1997).

Durante os cinco anos em que ficou no ar, o único momento do programa que foi retirado da edição final foi o quadro Intimidade, onde Xuxa entrevistou a mexicana Thalía. A decisão foi assumida pela direção da emissora devido ao fato de que o SBT estava, naquele período, transmitindo pela primeira vez a novela Maria do Bairro, um sucesso arrebatador de audiência naquele tempo, inclusive, com competição direta com a novela A Indomada e o Jornal Nacional pelo primeiro lugar nos índices de audiência.

Xuxa gravou várias trilhas para o programa, algumas com participação do cantor Abdullah, e existiam planos de seu lançamento futuro em um CD focado ao público adolescente. Porém, o projeto acabou engavetado em decorrência do sucesso da série “Só para Baixinhos”. Mas alguns anos depois, a versão finalizada do álbum vazou na internet por fãs da apresentadora. Ainda assim, somente uma música deste CD foi oficialmente lançada: “Giro do Planeta”, onde fez parte de um CD especial incluso na coletânea Coleção Xou da Xuxa lançada em 2013.

O ‘Planeta’ foi apenas um dos programas apresentados por Xuxa durante sua longa carreira na TV Globo. A “Rainha dos Baixinhos” também comandou outras atrações infantis como Xou da Xuxa (1986), Bobeou Dançou (1989), Paradão da Xuxa (1992), Xuxa (1993), Xuxa Park (1994), Xuxa Hits (1995), Xuxa no Mundo da Imaginação (2002), TV Xuxa (2005) e Conexão Xuxa (2007). 

Reprise

O Planeta Xuxa estava sendo reexibido na íntegra pelo Canal Viva, todos os domingos às 19h, com reprise às segundas-feiras, às 21h a partir do dia 7 de setembro de 2014. Porém, depois que Xuxa assinar contrato com a RecordTV, a emissora pertencente ao grupo Globosat deixou de exibir o programa.

Planeta Xuxa” volta ao ar no canal pago Viva | O TEMPO
Xuxa Meneghel durante apresentação do programa vespertino “Planeta Xuxa’. Relacionamento conturbado com a diretora Marlene Mattos, marcou o fim da atração global. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Porque acabou?

No dia 28 de julho de 2002, há 19 anos, foi exibido o último Planeta Xuxa. Dentre os motivos para o fim do programa, são citados: o sucesso de vendas dos primeiros volumes da série Xuxa Só Para Baixinhos e o tumultuado final da parceria com a diretora Marlene Mattos. No começo de 2002, o projeto do programa Xuxa no Mundo da Imaginação, foi aprovado pela direção da emissora e também pelo acentuado desejo da apresentadora em voltar a trabalhar para seu público original (as crianças). Com o término do programa, o grupo Paquitas também foi extinto, e no último programa foi realizado, sob o tema de “recordações”, vários números conquistados pela atração durante os 5 anos de sua duração.

E agora vale saber, você sente falta do Planeta Xuxa?

Fontes: Sites Memória Globo e Wikipédia.

Deixe um comentário